Honda CR-V - Manual de Instruções > Precauções ao Conduzir o Veículo

Diretrizes de Condução para Veículos Utilitários

Veículos utilitários são mais sensíveis a capotamentos do que outros tipos de veículos.

Para prevenir capotamentos ou perda do controle:

  • Faça as curvas a velocidades mais baixas do que faria com um veículo de passageiros.
  • Evite curvas fechadas e manobras bruscas, sempre que possível.
  • Não modifique o veículo de forma que o centro de gravidade fique mais alto.
  • Não transporte bagagens pesadas no teto.

Na Chuva

Evite conduzir o veículo em estradas alagadas. Isso poderá danificar o motor, o sistema de transmissão de potência ou causar falha nos componentes elétricos.

CUIDADO: Não conduza o veículo em estradas alagadas. Conduzir em águas profundas causará danos ao motor e equipamentos elétricos, e o veículo será avariado.

ATENÇÃO

Não acione a alavanca seletora ao pressionar o pedal do acelerador. A transmissão poderá ser danificada.

ATENÇÃO

Se girar repetidamente o volante de direção a uma velocidade extremamente baixa, ou segurar o volante totalmente virado para a esquerda ou direita por um longo período, o sistema de direção elétrica (EPS) aquecerá. O sistema entrará no modo de proteção e limitará seu desempenho. O volante de direção ficará cada vez mais difícil de manusear. Depois que o sistema tiver esfriado, o EPS será restaurado.

A operação repetida nessa condição poderá causar danos ao sistema.

Se o interruptor de ignição* for girado para a posição ACESSÓRIOS I ou TRAVA 0 *¹ durante a condução do veículo, o motor desligará e todas as funções de assistência da direção e do freio serão interrompidas, dificultando o controle do veículo.

Não coloque a alavanca seletora na posição N , pois o veículo perderá a capacidade de freio-motor (e aceleração).

*1: Modelos com sistema de acesso sem chave* têm o botão ENGINE START/STOP* ao invés do interruptor de ignição*.

Outras Precauções

Se houver um impacto forte com um objeto na parte inferior do veículo, estacione em um local seguro.

Verifique a parte inferior do veículo quanto a danos ou vazamento de fluido.

Durante os primeiros 1.000 km de uso, evite acelerações repentinas ou conduzir em rotações excessivamente altas, para não danificar o motor ou sistema de transmissão de potência.

Evite frenagens bruscas nos primeiros 300 km. Isso também deverá ser observado ao trocar as pastilhas de freio.

Caso o veículo não seja conduzido corretamente, poderá resultar em uma colisão ou capotamento.

Transmissão Automática

Arranque

O motor funciona com rotação mais alta e aumenta o arranque do veículo.

Mantenha o pedal do freio firmemente pressionado quando estiver parado.

Redução de marcha (Kickdown)

Pressionar rapidamente o pedal do acelerador ao conduzir em um aclive pode fazer com que a transmissão reduza para uma marcha inferior, aumentando inesperadamente a velocidade do veículo. Pressione cuidadosamente o pedal do acelerador, principalmente em estradas escorregadias e curvas.

    Consulte mais informacao:

     Honda CR-V - Manual de Instruções > Ao Dar Partida no Motor

    Indicador de Preaquecimento O indicador se acende e, em algumas situações poderá piscar, durante o período de aquecimento do combustível, apagando-se quando o motor está pronto para a partida.

     Honda CR-V - Manual de Instruções > Seleção de Marchas

    Seleciona automaticamente as marchas adequadas de acordo com suas necessidades de condução. Operação da Alavanca Seletora

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Sistema de deteção do ponto cego (BSD)  (se equipado)

    O sistema de deteção do ponto cego (BSD) usa um sensor de radar para avisar o condutor. Monitoriza a zona à retaguarda do veículo e informa o condutor. BSD (deteção do ponto cego) O alcance de deteção varia de acordo com a velocidade da condução. Se a velocidade do veí culo for superior à dos outros veículos, o sistema não avisa o condutor. LCA (auxílio à mudança de faixa) Se um veículo se aproximar a alta velocidade, o sistema avisa o condutor. RCTA (Aviso de trânsito cruzado à retaguarda) Se o veículo se deslocar para a retaguarda e o sensor detetar a aproximação de outro veículo do lado esquerdo ou do lado direto, o sistema avisa o condutor. AVISO Quando conduzir, verifique sempre as condições da estrada e fique atento a situações inesperadas, mesmo que o sistema BSD (deteção do ponto cego) esteja a funcionar. O sistema de deteção do ponto cego (BSD) é um sistema suplementar de apoio ao condutor. Não se limite a confiar inteiramente no sistema. Preste sempre atenção quando for a conduzir, para sua segurança. O sistema de deteção do ponto cego (BSD) não substitui uma condução correta e segura. Conduza sempre com segurança e tenha cuidado quando mudar de faixa ou quando conduzir em marcha atrás. O sistema de deteção do ponto cego (BSD) pode não detetar todos os objetos que se encontram ao lado do veículo.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2025 Todos os direitos reservados.