Verifique a pressão dos pneus
Sistema de monitorização da pressão dos pneus
AVISO A pressão excessiva ou insuficiente dos pneus pode reduzir a vida útil dos pneus, afetar negativamente a maneabilidade do veículo e provocar uma falha repentina dos pneus, levando a uma perda de controlo do veículo, que poderia resultar num acidente. |
Todos os pneus, incluindo o sobresselente (se existir), devem ser examinados mensalmente, a frio e com a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, conforme a placa ou autocolante da pressão dos pneus. (Se o seu veículo tiver pneus de uma dimensão diferente da indicada na placa do veículo, ou no autocolante da pressão dos pneus, deverá determinar o valor específico da pressão desses pneus).
Como equipamento de segurança adicional, o seu veículo foi equipado com um sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) que acende a luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus quando um ou mais pneus apresenta uma falta de pressão significativa.
Se esta luz avisadora se iluminar, deve parar e examinar os pneus do seu carro assim que possível, e enchê-los para ficarem com a pressão de ar correta. Se conduzir com um pneu com pressão insuficiente, este pode sobreaquecer, o que pode causar uma falha do pneu. A falta de pressão também reduz a eficiência de consumo e a vida útil dos pneus, podendo afetar a maneabilidade e capacidade de travagem do veículo.
Note que o TPMS não substitui a correta manutenção dos pneus e que compete ao condutor manter a pressão correta dos pneus, mesmo quando a falta de pressão não é suficiente para fazer acender a luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus do TPMS.
O seu veículo também foi equipado com uma luz indicadora de avaria do TPMS que o avisa quando o sistema não está a funcionar corretamente. A luz indicadora de avaria do TPMS funciona em combinação com a luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus. Quando o sistema deteta uma avaria, a luz avisadora pisca durante aproximadamente um minuto e depois permanece acesa.
Esta sequência repete-se sempre que ligar o motor, enquanto não reparar a avaria. Quando a luz indicadora de avaria se ilumina, o sistema pode não conseguir detetar ou assinalar a existência de um pneu com pressão insuficiente. As avarias do TPMS podem ocorrer por uma variedade de razões, incluindo a instalação no veículo de rodas ou pneus sobresselentes ou alternativos que impeçam o funcionamento normal do TPMS.
Verifique sempre a luz avisadora de avaria do TPMS depois de substituir um ou mais pneus ou jantes do seu veículo, para garantir que os pneus e jantes sobresselentes ou alternativos não impedem o normal funcionamento do TPMS.
NOTA
Se ocorrer qualquer uma das situações abaixo indicadas, recomendamos que o sistema seja verificado por um concessionário HYUNDAI.
1. A luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus / luz indicadora de avaria do TPMS não se ilumina durante 3 segundos com o botão Start/Stop na posição ON ou com o motor a trabalhar.
2. A luz indicadora de avaria do TPMS permanece acesa depois de piscar durante aproximadamente 1 minuto.
3. A luz avisadora da posição do pneu com pressão insuficiente permanece iluminada.
Luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus
Luz avisadora da posição do pneu com pressão insuficiente e luz avisadora da pressão dos pneus
Quando as luzes avisadoras do
sistema de monitorização da
pressão dos pneus se iluminam e
surge uma mensagem de aviso no
visor LCD do combinado de
instrumentos, isso significa que um
ou mais pneus têm uma pressão
insuficiente.
A luz avisadora da posição do pneu com pressão insuficiente assinala o pneu que apresenta uma falta de pressão significativa, iluminando a luz de posição correspondente.
Se uma das luzes avisadoras se iluminar, reduza imediatamente a velocidade, evite viragens bruscas e aumente as distâncias de travagem.
Deve parar e verificar os pneus assim que possível. Encha os pneus com a pressão indicada na placa ou no autocolante da pressão dos pneus, localizado no painel exterior do pilar central do lado do condutor.
Se não for possível chegar até uma estação de serviço ou se o pneu não conseguir reter o ar, substitua-o por um pneu sobresselente.
Se conduzir o veículo durante cerca de 10 minutos a velocidades superiores a 25 km/h depois de ter substituído o pneu vazio pelo pneu sobresselente, irá ocorrer a seguinte situação:
NOTA
O pneu sobresselente não está equipado com um sensor da pressão do pneu.
CUIDADO Com tempo frio ou durante o Inverno, a luz avisadora de pressão insuficiente dos pneus pode iluminar-se se a pressão dos pneus tiver sido ajustada ao valor recomendado para o tempo quente. Isso não significa que o sistema TPMS esteja avariado, porque a descida de temperatura leva a uma redução da pressão dos pneus. Se conduzir o seu veículo de uma zona quente para uma zona fria, ou viceversa, ou se a temperatura exterior for muito mais alta ou muito mais baixa, deve verificar a pressão dos pneus e ajustá-la de acordo com os valores recomendados. |
AVISO Danos causados pela pressão insuficiente Uma pressão significativamente reduzida dos pneus torna o veículo instável e pode contribuir para a perda de controlo do veículo e aumento das distâncias de travagem. Se continuar a conduzir com falta de pressão nos pneus, estes podem sobreaquecer e falhar. |
Luz indicadora de avaria do TPMS (sistema de monitorização da pressão dos pneus)
A luz indicadora de
avaria do TPMS
ilumina-se depois de piscar durante
aproximadamente um minuto
quando se verifica um problema com
o sistema de monitorização da
pressão dos pneus.
Recomendamos que o sistema seja verificado por um concessionário HYUNDAI.
NOTA
Se ocorrer uma avaria do TPMS, a luz avisadora da posição do pneu com pressão insuficiente não se acende, mesmo que o veículo esteja a circular com um pneu vazio.
CUIDADO
|
Como mudar um pneu com TPMS
Se tiver um furo num pneu, as luzes avisadoras de pressão insuficiente e da posição do respetivo pneu acendem-se. Recomendamos que o sistema seja verificado por um concessionário HYUNDAI.
CUIDADO NUNCA use um produto de reparação de furos para reparar / encher um pneu furado. O selante pode danificar o sensor da pressão do pneu. Se usar um selante, terá que substituir o sensor da pressão do pneu. |
Cada roda está equipada com um sensor de pressão montado dentro do pneu atrás da válvula. Deve usar jantes específicas para TPMS.
Recomendamos que mande verificar os pneus do seu veículo num concessionário HYUNDAI.
Se conduzir o veículo durante cerca de 10 minutos a velocidades superiores a 25 km/h depois de ter substituído o pneu vazio pelo pneu sobresselente, irá ocorrer a seguinte situação:
É possível que não consiga detetar um pneu com pressão insuficiente, simplesmente através do olhar. Use sempre um aparelho de medição de boa qualidade para medir a pressão dos pneus. Note que um pneu a quente (que esteve a rodar) irá apresentar uma medição mais alta do que um pneu a frio (cujo veículo esteve parado 3 horas pelo menos, tendo percorrido menos de 1,6km (1 milha) durante esse período de 3 horas).
Deixe o pneu arrefecer antes de medir a respetiva pressão.
Certifique-se sempre de que o pneu está frio antes de o encher até à pressão recomendada.
Considera-se que os pneus estão frios quando o veículo esteve parado durante 3 horas não tendo percorrido mais de 1,6km (1 milha) nesse período de tempo.
AVISO
|
AVISO Se interferir, modificar ou incapacitar os componentes do sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) poderá afetar as funções do TPMS e/ou a capacidade do sistema o alertar para a falta de pressão dos pneus. Se interferir, modificar ou incapacitar os componentes do sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS) poderá perder a cobertura da garantia relativamente a essa parte do veículo. |
AVISO Para a EUROPA
* Todos os veículos comercializados no mercado EUROPEU devem estar equipados com sensor TPMS conforme segue.
|