Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Sistema de controlo de emissões

O sistema de controlo de emissões do seu veículo é coberto por uma garantia limitada por escrito.

Consulte a informação sobre a garantia constante do Passaporte de Serviço de seu veículo.

O veículo está equipado com um sistema de controlo de emissões para cumprir todas as normas relativas às emissões.

Existem três sistemas de controlo de emissões:

  1. Sistema de controlo de emissões no cárter do motor
  2. Sistema de controlo de emissões de evaporação
  3. Sistema de controlo de emissões de gases de escape

Para garantir o bom funcionamento dos sistemas de controlo de emissões, recomenda-se que mande inspeccionar e manter o seu automóvel num Reparador Autorizado HYUNDAI, de acordo com calendário de manutenção apresentado neste manual.

CUIDADO

Teste de Revisão e Manutenção (com sistema de controlo eletrónico da estabilidade (ESC) )

  • Para impedir o motor do veículo de falhar durante o teste com o dinamómetro, desactive o Controlo de Estabilidade Electrónico (ESC) carregando no interruptor do ESC.
  • Uma vez concluído o teste, reactive o sistema ESC voltando a carregar no interruptor.

Sistema de controlo de emissões do cárter do motor

O sistema de ventilação positiva do cárter do motor destina-se a evitar a poluição do ar causada pelos gases de fuga de compressão emitidos pelo cárter do motor. Este sistema fornece ar fresco e filtrado ao cárter do motor através do tubo de admissão de ar. Dentro do cárter, o ar fresco mistura-se com os gases de fuga de compressão, que passam então pela válvula de ventilação positiva do cárter (PCV) a caminho do sistema de admissão.

Sistema de controlo de emissões de evaporação

O sistema de controlo de emissões de evaporação destina-se a evitar a fuga de gases do co Caixa de retenção de vapores de combustívelmbustível para a atmosfera.

Caixa de retenção de vapores de combustível

Os gases gerados dentro do depósito de combustível são absorvidos e armazenados na caixa de retenção de bordo. Com o motor a trabalhar, os gases do combustível absorvidos pela caixa de retenção passam para a câmara de equilíbrio através da válvula de solenóide de comando e purificação.

Válvula de solenóide de comando e purificação (PCSV)

A válvula de solenóide de comando e purificação é controlada pelo Módulo de Controlo do Motor (ECM).

Se a temperatura do líquido de refrigeração do motor for baixa durante o ralenti, a válvula PCSV fecha-se para que o combustível evaporado não entre no motor.

Depois do motor aquecer com a condução, a válvula PCSV abre-se para permitir a entrada de combustível evaporado no motor.

Sistema de controlo de emissões de gases de escape

O sistema de controlo de emissões de gases de escape é um sistema altamente eficaz que controla as emissões de gases de escape e mantém bons níveis de performance do veículo.

Modificações do veículo

Não modifique o veículo. A modificação do seu veículo pode afectar os seus níveis de performance, segurança ou durabilidade e até violar as normas governamentais relativas à segurança e ao controlo de emissões.

Além disso, a garantia poderá não cobrir os danos ou problemas de performance decorrentes de qualquer modificação do veículo.

  • Se utilizar dispositivos electrónicos não homologados, poderá provocar o funcionamento anormal da bateria, danos dos fios eléctricos, a descarga da bateria ou um incêndio. Para sua segurança, não utilize dispositivos electrónicos não homologados.

Precauções a ter com os gases de escape do motor (monóxido de carbono)

  • O monóxido de carbono pode ser um dos gases de escape emitidos.

    Assim se cheirar gases de escape dentro do veículo, mande inspeccioná-lo e repará-lo imediatamente. Se suspeitar da entrada de gases de escape no interior do veículo, conduza apenas com todos os vidros abertos. Mande inspeccionar e reparar o veículo imediatamente.

AVISO

Os gases de escape do motor contêm monóxido de carbono (CO). Embora incolor e inodoro, é um gás perigoso e pode ser letal se inalado. Siga as instruções seguintes para evitar o envenenamento com CO.

  • Não deixe o motor a trabalhar em espaços confinados ou fechados (tais como garagens) para além do tempo necessário para entrar ou sair com o veículo desses espaços.
  • Se tiver o veículo parado num local a céu aberto por algum tempo com o motor a trabalhar, regule o sistema de ventilação (conforme o necessário) para deixar entrar ar exterior no veículo.
  • Nunca permaneça por muito tempo num veículo estacionado ou parado com o motor a trabalhar.
  • Se o motor for abaixo ou não quiser pegar, o excesso de tentativas de arranque do motor pode danificar o sistema de controlo de emissões.

Precauções a ter com conversores catalíticos (se equipado)

AVISO
  • Um sistema de escape sobreaquecido pode fazer ignitar as peças inflamáveis sob o seu veículo. Não estacione, imobilize ou conduza o veículo sobre objectos inflamáveis, ou na proximidade destes, designadamente relva, vegetação, papel, folhas, etc.
  • O sistema de escape e o sistema catalítico aquecem muito quando o motor está a trabalhar e mesmo imediatamente depois do motor ter sido desligado mantêm temperaturas elevadas. Não se aproxime destes sistemas para evitar queimaduras. Além disso, não retire o dissipador de calor que rodeia o sistema de escape, não vede o fundo do veículo, nem tape o automóvel para evitar a corrosão. Em certas circunstâncias, estas medidas podem representar um risco de incêndio.

O seu veículo está equipado com um dispositivo de controlo de emissões com conversor catalítico.

Assim, é necessário tomar as seguintes precauções:

CUIDADO
  • Utilize apenas GASOLINA SEM CHUMBO para alimentar o motor a gasolina.
  • Não conduza o veículo se detectar sinais de avaria do motor, tais como falhas de arranque ou uma notória perda de performance.
  • Não utilize incorrectamente nem abuse do motor.

    Exemplos de utilização incorrecta: deixar o veículo deslizar por impulso e fazer descidas íngremes com a ignição desligada.

  • Não deixe o motor trabalhar ao ralenti por muito tempo (5 minutos ou mais).
  • Não modifique nem altere ilegalmente nenhum componente do motor ou do sistema de controlo de emissões. As inspecções e afinações terão de ser todas efectuadas por um Reparador Autorizado HYUNDAI.
  • Evite conduzir com um nível de combustível muito baixo.

    Se ficar sem gasolina, o motor pode falhar e sobrecarregar o conversor catalítico.

Se não tomar estas precauções, pode danificar o conversor catalítico e o seu veículo.

Além disso, tais actos podem anular as garantias do veículo.

Filtro de Partículas Diesel (se equipado)

O sistema do filtro de partículas diesel (DPF) expurga a fuligem que se acumula no interior do veículo.

O sistema DPF queima (ou oxida) automaticamente a fuligem acumulada conforme as condições de condução, ao contrário de um filtro de ar descartável. Por outras palavras, a fuligem acumulada é eliminada automaticamente pelo sistema de controlo do motor e pela temperatura elevada dos gases de escape a velocidades de condução normais/elevadas.

No entanto, se o veículo for conduzido continuamente a baixa velocidade durante muito tempo, a fuligem acumulada pode não ser automaticamente eliminada devido à baixa temperatura dos gases de escape. Neste caso, a fuligem acumulada fica fora do alcance de deteç ão, o processo de oxidação da fuligem não tem lugar e a luz indicadora de avaria começa a piscar.

A MIL para de piscar, quando a velocidade de condução exceder os 60 km/h (37 mph), ou quando as rpm do motor se situarem entre as 1.500 e as 2.500 em 2ª velocidade ou superior durante 25 minutos aproximadamente.

Nos casos acima indicados, se a MIL piscar continuamente, recomendamos que o sistema DPF seja examinado por um concession ário HYUNDAI.

Se o veículo continuar a circular durante muito tempo. a MIL a piscar continuamente, o sistema DPF pode ficar danificado e o consumo de combustível aumenta.

CUIDADO

Combustível Diesel (Se estiver equipado com filtro DPF)

Recomendamos o uso exclusivo de gasóleo regulado, se o seu veículo estiver equipado com sistema DPF.

Se usar outros tipos de gasóleo, com um nível elevado de enxofre (acima de 50 ppm) ou com aditivos não especificados, poderá danificar o sistema DPF e provocar a emissão de fumo branco.

Coletor de NOx de mistura pobre (se instalado)

O sistema do coletor de NOx de mistura pobre (LNT) remove o óxido nítrico presente nos gases de escape. A qualidade do combustível usado pode causar a ocorrência de cheiros nos gases de escape e degradar a eficácia de redução do NOx, pelo que deve usar sempre o tipo de combustível recomendado.

    Consulte mais informacao:

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Cuidados a ter com o interior

    Precauções gerais a ter com o interior Evite o contacto de químicos como perfumes, óleos cosméticos, protetores solares, agentes de limpeza das mãos e ambientadores com as partes interiores, pois estes podem causar danos ou descoloração. Se houver, de facto, contacto, limpe as superfícies imediatamente.

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Especificações & Informação ao consumidor

    Dimensões *1 com barras de tejadilho

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Conhecimento do quadro de instrumentos

    Quadro e instrumentos de bordo Velocímetro (indicador de velocidade) Indicador digital do nível de combustível com luz avisadora de reserva Visor TFT 3.5" Indicador digital da temperatura do líquido de refrigeração do motor com luz avisadora de temperatura máxima Conta-rotações.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2025 Todos os direitos reservados.