Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Líquido de refrigeração do motor

O sistema de refrigeração a alta pressão tem um depósito cheio com líquido anticongelante para todas as estações. O depósito vem cheio da fábrica.

Verificar a protecção anticongelante e o nível de concentração do líquido de refrigeração pelo menos uma vez por ano, no princípio do Inverno, e antes de viajar para um clima frio.

NOTA

  • Se o motor aquecer porque o líquido refrigerante está em baixo, atestar com líquido refrigerante repentinamente pode causar danos no motor. Para prevenir quaisquer danos, acrescentar o liquido refrigerante muito lentamente e em quantidade reduzida.
  • Não andar com o veículo sem líquido refrigerante. Pode verificar-se falha na bomba de água e o motor gripar, etc.

Verificar o nível do líquido de refrigeração

Líquido de refrigeração do motor

Líquido de refrigeração do motor

Inspeccione o estado e as ligações de todos os tubos do sistema de refrigeração e do aquecedor.

Substitua os tubos inchados ou deteriorados.

Com o motor a frio, complete o nível do fluido refrigerante até ficar entre as marcas MAX e MIN inscritas na parte lateral do depósito do fluido refrigerante.

Se o nível do fluido refrigerante estiver baixo, acrescente água (desionizada) ou água macia. Encha até à marca MAX, mas sem transbordar.

Se o abastecimento de liquido de refrigeração é muito frequente, recomendamos mandar verificar o sistema num concessionário autorizado HYUNDAI.

AVISO

Remover a tampa do radiador

  • Nunca tente remover a tampa do radiador com o motor a trabalhar ou quente. Pode danificar o sistema de refrigeração e o motor e sofrer graves lesões pessoais causadas pela saída de líquido de refrigeração ou vapor quente.
  • Desligue o motor e deixe-o arrefecer. Tenha muito cuidado ao remover a tampa do radiador. Envolva-a numa toalha grossa e rode-a devagar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ela parar. Recue para deixar sair a pressão do sistema de refrigeração.

    Quanto tiver a certeza de que a pressão foi toda libertada, carregue na tampa com uma toalha grossa e continue a rodála no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para removê-la.

  • Mesmo que o motor não esteja a trabalhar, não remova a tampa do radiador ou o tampão de escoamento enquanto o motor e o radiador estiverem quentes. Pode haver a saída de líquido de refrigeração e vapor quentes sob pressão do radiador, causando lesões graves.

O motor eléctrico (ventoinha de refrigeração) é controlado pela temperatura e pressão do fluido refrigerante do motor e pela velocidade do veículo. Por vezes, começa a trabalhar mesmo com o motor do carro parado. Tenha sempre o máximo cuidado quando efectuar algum trabalho junto das pás da ventoinha para evitar ferimentos. À medida que a temperatura do fluido refrigerante do motor vai diminuindo, o motor eléctrico desliga-se automaticamente.

É uma situação normal.

O motor elétrico (ventoinha de refrigeração) pode continuar a funcionar até se desligar o cabo negativo da bateria.

NOTA

Depois de acrescentar fluido refrigerante, certifique-se de que o tamp ão do radiador fica bem fechado. Caso contrário, o motor pode sobreaquecer durante a condução.

Líquido de refrigeração do motor

1. Verifique se a etiqueta do tampão do radiador fica mesmo em frente.

Líquido de refrigeração do motor

2. Certifique-se de que as pequenas saliências na face interna do tamp ão do agente refrigerante ficam bem encaixadas.

 

Líquido de refrigeração do motor recomendado

  • Quando adicionar o líquido de refrigeração no seu veículo, utilize apenas água desionizada ou uma água macia e nunca misture uma água dura no líquido de refrigeração de origem, colocado na fábrica. Uma mistura de líquido de refrigeração inadequada pode resultar em graves anomalias ou danos no motor.
  • O motor do seu veículo tem peças de alumínio e tem de ser protegido por um líquido de refrigeração à base de etilenoglicol para impedir a corrosão e a congelação.
  • NÃO UTILIZE líquido de refrigeração de álcool ou metanol nem os misture com o líquido de refrigeração indicado.
  • Não utilize uma solução que contenha mais de 60% ou menos de 35% de anticongelante. Isso reduziria a eficácia da solução.

Para saber a percentagem da mistura, consulte a tabela seguinte.

Líquido de refrigeração do motor

Informações

Se tiver dúvidas sobre a proporção da mistura, o mais fácil é usar uma mistura de 50% de água com 50% de anticongelante, uma vez que se usam partes iguais de cada. Esta mistura é adequada para temperaturas superiores iguais e superiores a -35ºC (-31ºF).

Mudar o líquido de refrigeração

Recomendamos mandar substuir o liquido de refrigeração num concessionário autorizado HYUNDAI.

NOTA

Antes de deitar o líquido de refrigeração, coloque um pano ou tecido grosso em volta da tampa do radiador para impedir o derrame do líquido de refrigeração para as peças e componentes do motor, como o gerador.

AVISO
  • Não deite líquido de refrigeração ou anticongelante do radiador no depósito do líquido limpa-vidros.
  • O líquido de refrigeração do radiador pode tapar a visibilidade quando ejectado no pára-brisas e causar a perda de controlo do veículo ou danos na pintura e no acabamento da carroçaria.

    Consulte mais informacao:

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Óleo do motor

    Verificar o nível de óleo do motor 1. Certifique-se de que o veículo está num local plano. 2. Ligue o motor e deixe-o atingir a temperatura de funcionamento normal.

     Hyundai Tucson (2016) - Manual de Instruções > Óleo dos travões/embraiagem (se equipado)

    Verificar o nível do óleo dos travões/embraiagem

     Fiat 500X - Manual de Instruções > Características técnicas

    Dados para a identificação CHAPA RESUMIDA DOS DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Está localizada no montante da porta do lado do condutor. Pode ser consultada com a porta aberta e indica os dados seguintes fig. 180: Nome do Fabricante Número de homologação do veículo Número de identificação do veículo Massa máxima tecnicamente admissível com plena carga Massa máxima tecnicamente admissível veículo combinado Massa máxima tecnicamente admissível eixo 1 Massa máxima tecnicamente admissível eixo 2 Identificação do motor Tipo de variante da versão Código de cor da pintura da carroçaria Coeficiente de absorção de fumos (versões Diesel) Indicações adicionais.

    Manual de Instruções

    www.k1carros.com | © 2020-2025 Todos os direitos reservados.